sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dicas para escolha da profissão

         O momento de escolher que profissão seguir é um dos tormentos que mais preocupam os jovens. É angustiante, para muitos deles, ver se aproximar a hora do vestibular sem ter certeza de que carreira lhe agrada mais. E sempre há aquela dúvida: optar por um curso por vocação ou pelo retorno profissional que ele tem potencial de gerar. Pesquisas com professores, universitários e profissionais, além de consultas a sites e publicações especializadas, são uma boa pedida para aumentar as chances de decidir pela carreira correta, ensina Daniela Migliorini, coordenadora pedagógica do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, de Campinas. Nesta entrevista, ela dá várias dicas aos jovens que, em breve, terão que fazer sua escolha.



 As 10 melhores dicas para se decidir :
Qual profissão seguirei
1- Relacione todas as profissões que existem na sua família .
2- Relacione as profissões que você um dia pensou em escolher. Analise quais foram os interesses que levaram você a escolher cada uma delas.
3- Escreva quais são os fatores que mais pesam na sua escolha profissional: influência da família, mercado de trabalho, questão financeira,etc…
4- Escreva de um lado as atividades que lhe dão prazer e do outro as que você tem que fazer por obrigação.
5- Relacione as características pessoais que você tem que ajudam no seu relacionamento interpessoal como: disposição, bom humor…
6- Escreva as suas habilidades em que você tem facilidade e gosta de executar: inglês, cálculo, computação etc…
7- Converse com profissionais da área que que você escolheu para converser a rotina de trabalho da profissão.
8- Planeje metas do que você deseja alcançar com a sua profissão.
9- Relacione quais as profissões que você admira.
10- Depois de fazer toda essa lista você terá se conhecido um pouco melhor e poderá refletir numa escolha de carreira com um pouco mais de segurança. Não fique na dúvida, procure conhecer mais cada profissão que lhe desperte e lembre-se que às vezes é melhor não perder tempo com coisas com as quais você não tem aptidão.
 Agora ficou melhor ! Escolha logo sua profissão.
              

Um comentário:

Ingrid Gonçalves disse...

Obrigado pelas dicas muito interessante! Gostei muito! Me deu até uma idéia! :)
beijo